Novo artigo de diretora da Kodex publicado na Revista SETCERGS
Este reconhecimento é fruto de um trabalho árduo, realizado por um time de qualidade, regido por uma gestão inovadora e que busca a excelência em todos os seus processos, sem esquecer da sustentabilidade.
A Certificação é um processo no qual uma entidade independente avalia se determinado produto atende às normas técnicas. Esta avaliação se baseia em auditorias no processo produtivo (produto ou serviço), na coleta e em ensaios de amostras. O resultado satisfatório destas atividades leva à concessão da certificação e ao direito ao uso da Marca de Conformidade CIT (Selo CQCIT) em seus produtos e/ou serviços.
Para sermos certificada CQCIT, a Kodex atendeu aos critérios de excelência que compõem o Modelo de Excelência de Classe Mundial, que se subdividem em itens de requisitos:
Já o CIT GREEN, o selo verde da Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, é concedido às instituições já qualificadas com o SELO DE QUALIDADE CQCIT, de acordo com critérios analisados que envolvem a política de sustentabilidade implementada na organização, gestão socioambiental-ESG.
Nossa Diretora Thais Bandeira ressalta que:
“Os pontos mais relevantes foram sobre o modelo de gestão, processos, indicadores e pessoas, que é a base de qualquer negócio, onde foram feitas várias reflexões para atender ao questionário do CQCIT.”
Esta conquista é de todos que fazem a Kodex: colaboradores, parceiros de negócios e fornecedores.
CIT é a Câmara Internacional da Indústria de Transportes, fundada em 25 de maio de 2002, por iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com estrutura e abrangência internacional, e tem como objetivo primordial defender e zelar pelos interesses dos transportadores e de suas entidades representativas, atuar institucionalmente perante órgãos privados ou públicos, promover estudos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da técnica do transporte de cargas e passageiros, além de pesquisas sobre problemas econômicos, de mercado e jurídico do transporte.
Sua missão é, por meio da indústria e dos modais de transporte de pessoas e de bens de entes públicos e privados, integrar os países, proporcionando o bem-estar social, o desenvolvimento e o crescimento econômico.
Destacamos os importantes parceiros da CIT:
Concedido pela Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT), a certificação CIT constitui o reconhecimento à excelência da gestão das organizações que tenham relações com o setor de logística e transporte.
Este processo visa a estimular o desenvolvimento dos países, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações públicas e privadas de transporte e
logística, tecnologia, meio ambiente, aplicativos, educacionais, entre outras, que promovam ações em prol a melhoria contínua dos setores de logística e transporte.
O CIT GREEN é o selo verde expedido pela Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT e faz parte de um conjunto de certificações.
A organização auditada deve demonstrar que sua gestão e todo o conjunto de pessoas que as compõe, buscam a sustentabilidade em todas suas ações produtivas e na realização de serviços.
Durante a avaliação do auditor da CIT, as organizações são avaliadas por meio de questionários, estrutura documental e visita técnica in loco (caso seja solicitada pela organização auditada), que resultará em um Relatório de Certificação final. Os critérios analisados envolvem a política de sustentabilidade implantada na organização, a gestão social e ambiental. Os indicadores do questionário de avaliação consideram a utilização dos recursos naturais, descartes, logística reversa, potencial de poluição, reciclagem, etc, de acordo com a lei 10.165/2000.
Aspectos como as gestões internas e externas, gerenciamento das questões energéticas, hídricas e de resíduos sólidos, gestão ambiental e social, legislação, conservação da biodiversidade, entre outros.
Alemanha, Argentina, Armênia, Azerbaijão, Bélgica, Bolívia, Brasil, Bulgária, Canadá, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Geórgia, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Irã, México, Moçambique, Moldávia, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Quirguistão, Rep. Dominicana, Romênia, Rússia, Suíça, Tajiquistão, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão e Venezuela.